Notícias

13º Congresso: segunda plenária preparatória debate organização e representação dos trabalhadores

Atividade foi realizada no último sábado, 28/9, em São Bernardo do Campo

Com plenário lotado, o Sindicato realizou no sábado, 28 de setembro, a segunda plenária preparatória do 13º Congresso dos Químicos do ABC. A atividade foi pela manhã, no Centro de Formação Celso Daniel, em São Bernardo do Campo.

O tema central da segunda plenária foi a representação sindical dos trabalhadores diante das profundas mudanças no mercado de trabalho, seja por meio das políticas neoliberais como a reforma trabalhista e previdenciária, seja por meio das novas tecnologias.

De acordo com o texto base, que subsidiou o debate, “...no mercado de trabalho existem trabalhadores com contrato formal por tempo indeterminado, temporários, intermitente, tempo parcial, eventual, não formalizado (sem registro em Carteira), terceirizado, autônomo ou por conta própria, MEI, PJ, teletrabalho, home office e os sem ocupação, desempregados. De 106 milhões da População Economicamente Ativa (PEA) apenas 33 milhões têm carteira assinada e 11 milhões estão no setor público. Se estima que apenas 17% desse contingente “formal” são sindicalizados, menos de 8 milhões em todo o país. Frente a essa nova condição se faz necessário repensar nossa forma de organizar e representar os trabalhadores/as. A fragmentação da classe trabalhadora prejudica os trabalhadores e favorece os patrões. No médio e longo prazo haverá uma diminuição da classe média e um empobrecimento generalizado, com uma minoria de multimilionários. A violência social também aumentará...”

Os participantes, divididos em grupos de trabalho, debateram, a partir do texto base, as seguintes perguntas: Como organizar os trabalhadores? Como representar os trabalhadores? As propostas aprovadas serão encaminhadas ao plenário da etapa final do 13º Congresso, em novembro.

A terceira e última plenária preparatória será no sábado 26 de outubro, em Diadema, ainda sem local definido, e irá elaborar propostas a partir da discussão do tema “Como financiar a luta dos trabalhadores”.

13º Congresso

O Congresso dos Químicos do ABC é realizado de quatro em quatro anos, estatutariamente, em seguida à posse de uma nova diretoria com o objetivo de definir, em linhas gerais, o trabalho da diretoria para os próximos quatro anos.

Nesta 13ª edição do Congresso, o eixo é VIDA, TRABALHO, DEMOCRACIA: SOMOS TODOS RESISTÊNCIA” e está sendo realizado em duas etapas. A primeira com três plenárias preparatórias – uma para cada Regional do Sindicato – responsáveis pela elaboração de propostas para serem avaliadas e deliberadas na etapa final, de 22 a 24 de novembro, em Atibaia, interior de São Paulo.

O critério para participar como delegado(a) na etapa final, em Atibaia, será o maior número de participação nas plenárias, portanto é importante tentar participar de todas elas.

“Pretendemos superar o sucesso dos dois últimos congressos e fazer deste 13º Congresso dos Químicos do ABC um marco na deliberação de propostas que garantam um Sindicato capaz de enfrentar as mudanças no mundo do trabalho, e na construção da resistência frente à política destrutiva do governo de extrema direita que temos no país”, pontuou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Raimundo destaca a importância da participação da categoria: “É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras da categoria química venham às plenárias, falem, proponham.  Só com união resistiremos e conseguiremos avançar”, disse.

 

Veja aqui os documentos discutidos nas Plenárias Preparatórias

Apresentação Documentos de Subsídios aos Debates

13 compromissos da Chapa eleita

Como representar e organizar os trabalhadores

 

Calendário das Plenárias Preparatórias

31 de agosto de 2019:  Plenária Preparatória em Santo André.

Horário: Das 9h às 13h, na sede do Sindicato 

Local: Rua Senador Fláquer 813 - Centro.

Tema: “Os 13 compromissos da Chapa eleita”.

 

28 de setembro de 2019: Plenária Preparatória em São Bernardo.

Horário: Das 9h às 13h.

Local: Centro de Formação Celso Daniel. Rua João Lotto s/nº, próximo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Tema: "Como Representar e organizar os trabalhadores”.

 

26 de outubro de 2019: Plenária Preparatória em Diadema.

Horário: Das 9h às 13h

Local: a definir.

Tema: “Como financiar a luta dos trabalhadores".

 

Leia também:

Primeira etapa do 13º Congresso dos Químicos do ABC começa neste sábado 31/8 em Santo André

Debates e muitas propostas marcam primeira Plenária Preparatória do 13º Congresso dos Químicos do ABC

Galeria de fotos Plenária 31 de agosto

                         - Galeria de fotos Plenária 28 de Setembro

 

 

 

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: