Notícias

Marinho de Santo André para o Estado de São Paulo. Lula Livre para o Brasil

Leia artigo do ex-presidente do Sindicato, Remigio Todeschini, sobre a entreda do título de cidadão andreense ao ex-prefeito de SBC Luiz Marinho

Por Remígio Todeschini – ex-presidente; pesquisador em saúde e previdência; assessor da Fetquim SP.

                Na última terça feira dia 08 de maio, a Câmara Municipal de Santo André, por iniciativa do Vereador Willians Bezerra do PT concedeu por unanimidade o título de Cidadão Andreense ao companheiro Luiz Marinho. Marinho teve uma trajetória a serviço dos trabalhadores, desde que era trabalhador metalúrgico da Volkswagen em São Bernardo do Campo, tornando-se Diretor do Sindicato e Presidente do mesmo. Foi Presidente da Central Única dos Trabalhadores, Ministro do Trabalho e Previdência no governo Lula e por duas vezes Prefeito da cidade de São Bernardo do Campo.

                Tive a oportunidade de estar na gestão do Ministério do Trabalho, na Secretaria de Políticas de Emprego, no  Ministério da Previdência na Diretoria de Saúde Ocupacional  com o companheiro Marinho. Marinho no Ministério do Trabalho ampliou a ação daquele Ministério do combate à chaga do Trabalho Escravo. Foi o protagonista da política de valorização do Salário Mínimo, e ampliou a capacidade de fiscalização do Ministério do Trabalho nos locais de trabalho. Ajudou no fortalecimento das políticas de emprego, renda, e qualificação profissional. No Ministério da Previdência testemunhei a ação do Marinho como agilizador da concessão de benefícios previdenciários, e o melhor reconhecimento dos direitos previdenciários, iniciando o combate das filas intermináveis existentes nas agências do INSS. Ajudou melhor gerir os regimes públicos de previdência dos servidores municipais e estaduais, e incentivou uma cobrança mais justa do Seguro Acidente do Trabalho através do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) que acompanhei de perto.

                O Presidente Raimundo do nosso  Sindicato representou a bancada dos trabalhadores na cidade de Santo André, e rememorou na sua saudação,  o papel dele enquanto defensor dos direitos dos trabalhadores e da previdência de todos os cidadãos da região do ABC e de Santo André.

                O Ex-Prefeito de Santo André, Carlos Grana, no ato da Câmara,  pontuou a obra dele para a região do ABC, no Consórcio Intermunicipal criado por iniciativa do Ex-prefeito Celso Daniel, que unia os municípios do ABC por obras na região e a busca de recursos junto ao Governo Federal e Estadual. Denunciou o desmonte pelas atuais gestões do ABC do Consórcio intermunicipal.  Alfinetou o ex-prefeito de São Paulo (Dória), de ter recebido o título de cidadão de Santo André sem ter feito nada de concreto para a cidade, enquanto que Marinho dedicou-se pela região e também por Santo André atuando no Consórcio Intermunicipal. O Vereador Eduardo Leite além de recordar a atuação dele enquanto Ministro da Previdência e Trabalho além da atuação dedicada à cidade vizinha de São Bernardo. O Deputado Luiz Turco ressaltou a importância do trabalho do Marinho para as eleições de 2018, já que é pré-candidato a governador do PT, para o desenvolvimento da região e para Santo André, do desenvolvimento do polo tecnológico e do fortalecimento das indústrias e empregos na região.

                Em vários momentos houve manifestações de Lula Livre, com pequenas faixas sendo estendidas pelos participantes que lotaram as galerias da Câmara.

                Marinho, o agraciado pelo título de cidadão Andreense, ressaltou que a luta na região do ABC e em todo o estado de São Paulo deve ter como eixo a           qualidade da educação, saúde, habitação e demais políticas sociais. Fazer São Paulo fortalecer a sua indústria e ter empregos de qualidade.  Dar oportunidade de trabalho para todos.

                Discorreu sobre a condenação injusta de Lula, cumprindo pena com uma sentença provisória e não tendo qualquer prova do que está sendo condenado. Denunciou que a mídia de forma autoritária, com suas falsas argumentações, falso combate à corrupção e condenações sem provas quer retirar Lula desta eleição. Ressaltou a importância da eleição com Lula até o final do processo. “ Lula será sim Presidente para haver investimento na saúde, educação, minha casa minha vida”.  “ Lula livre para consertar o Brasil e termos a retomada de Direitos”.  

                Para governar Marinho afirmou da necessidade de elegermos um parlamento federal e estadual que corresponda aos anseios dos trabalhadores. Com a eleição devemos fazer a grande diferença para São Paulo.

                Conclamou a todos participarem da Romaria pra Aparecida do Norte no dia 20 de maio, pela Liberdade de Lula. No final do evento cada um dos participantes fez uma homenagem à Lula gritando em alto e bom som: “ Eu sou Lula!”.

               

               

                

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: