Notícias

Terceira e última plenária preparatória encerra primeira etapa do 13º Congresso dos Químicos do ABC

Agora seguimos para a etapa final, que será realizada no final de novembro em Atibaia

A terceira e última plenária preparatória do 13º Congresso dos Químicos do ABC, realizada no sábado 26, em Diadema encerrou o ciclo de plenárias preparatórias. Com o auditório do SINDEMA  lotado, os participantes debateram e elaboraram propostas sobre o tema Como financiar a luta dos trabalhadores.

A plenária foi iniciada com uma breve apresentação sobre o tema pelo secretário de administração do Sindicato, Fabio Lins. "O empobrecimento da classe trabalhadora também dificulta a sindicalização, mas ela o fator principal da sustentação financiera do Sindicato. Os trabalhadores e trabalhadoras precisam entender que se não existir Sindicato a Convenção Coletiva, com mais de 84 direitos, está com dias contados para acabar", ressaltou.

"Fabio também reforçou a necessidade do Sindicato buscar a representação de trabalhadores que estão nas novas modalidades de trabalho, como terabalho temporário, terceirizaos e home working. "Temos um campo enorme para sindicalizar",disse citando uma pequisa sindical que apontou que a maioria dos trabalhadores não é associado por que desconhecem o seu sindicato.

Em seguida, os participantes dividiram-se em três grupos para elaborar as propostas que foram apreciadas e votadas ao final pelo plenário. Entre as sugestões para financiamento das ações sindicais destacam-se a proposta de campanha permanente de sindicalização, venda de camisetas, realização de festas e uma campanha para que o trabalhador(a) autorize o desconto anual de 1 dia de trabalho, a título de Contribuição Sindical.

Ao final, o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart, lenbrou que no dia seguinte seria celebrado o aniversário do ex-presidente Lula, puxando um grito de "Lula Livre" que foi repercutido pelos participantes.

Próxima etapa: Atibaia

A partir de agora caminhamos rumo à etapa final do 13º Congresso dos Químicos do ABC, marcada para os dias 22, 23 e 24 de novembro, em Atibaia, interior de São Paulo.

Todas as propostas aprovadas nas três plenárias preparatórias serão analisadas e votadas pelo plenário da etapa final e serão transformadas nas resoluções que nortearão o trabalho da diretoria do Sindicato nos próximos quatro anos.

O critério para participar como delegado(a) na etapa final foi o maior número de participação nas plenárias preparatórias. Nesta 13ª edição do Congresso, o eixo é VIDA, TRABALHO, DEMOCRACIA: SOMOS TODOS RESISTÊNCIA”.

“Pretendemos superar o sucesso dos dois últimos congressos e fazer deste 13º Congresso dos Químicos do ABC um marco na deliberação de propostas que garantam um Sindicato capaz de enfrentar as mudanças no mundo do trabalho, e na construção da resistência frente à política destrutiva do governo de extrema direita que temos no país”, pontuou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Raimundo destaca a importância da participação da categoria: “É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras da categoria química venham às plenárias, falem, proponham.  Só com união resistiremos e conseguiremos avançar”, disse.

 

Algumas mesas e debates terão transmissão AO VIVO, pelo canal YouTube do

Sindicato, site e redes sociais. Fique ligado!

 

Veja aqui os documentos discutidos nas Plenárias Preparatórias

Apresentação Documentos de Subsídios aos Debates

13 compromissos da Chapa eleita

Como representar e organizar os trabalhadores

 - Como financiar a luta dos trabalhadores

 

 

Calendário das Plenárias Preparatórias

 

31 de agosto de 2019:  Plenária Preparatória em Santo André

Horário: Das 9h às 13h, na sede do Sindicato 

Local: Rua Senador Fláquer 813 - Centro.

Tema: “Os 13 compromissos da Chapa eleita”.

 

28 de setembro de 2019: Plenária Preparatória em São Bernardo

Horário: Das 9h às 13h.

Local: Centro de Formação Celso Daniel. Rua João Lotto s/nº, próximo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Tema: "Como Representar e organizar os trabalhadores”.

 

26 de outubro de 2019: Plenária Preparatória em Diadema

Horário: Das 9h às 13h

Local: SINDEMA - Av. Antônio Piranga, 1156 – Centro.

Tema: “Como financiar a luta dos trabalhadores".

 

Leia também:

Primeira etapa do 13º Congresso dos Químicos do ABC começa neste sábado 31/8 em Santo André

Debates e muitas propostas marcam primeira Plenária Preparatória do 13º Congresso dos Químicos do ABC

Segunda plenária preparatória debate organização e representação dos trabalhadores

Terceira e última plenária preparatória do 13º Congresso dos Químicos do ABC será dia 26/10 em Diadema

Galeria de fotos Plenária 31 de agosto

- Galeria de fotos Plenária 28 de Setembro

 

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: